Vedação e abertura do silo

A vedação do silo é fundamental para evitar fermentações indesejáveis e descartes obrigatórios de silagem após sua abertura, o que eleva o custo final e reduz a disponibilidade de alimentos para o rebanho. A forragem deve ser coberta com lona plástica e fixada com algum peso. Embora a terra seja muito utilizada para este fim, não é recomendável. Ideal é usar materiais que não contaminem a silagem, como capim seco, bagacinho de cana ou palhas de culturas. "No caso de silos trincheiras, a construção de drenos e cercas é necessária para evitar a penetração de água e a presença de animais. 

Após a preparação, o silo deve permanecer fechado por no mínimo 21 dias, tempo necessário para que ocorram os principais processos de fermentação e a silagem atinja a estabilidade. Decorrido esse período, o silo pode ser aberto e o volumoso consumido. 

Também requer atenção momento da retirada da silagem para o fornecimento aos animais. Caso contrário, as perdas de matéria seca também podem ser significativas. Uma vez aberto o silo, a entrada de ar faz com que os microorganismos que se encontrava em dormência pela anaerobiose (ausência de ar) passem a se multiplicar rapidamente, o que provoca a deterioração da silagem. Este é um processo irreversível e manifesta-se, sobretudo, com elevação da temperatura e o aparecimento de fungos na forragem ensilada. 

A forragem deve ser retirada em fatias e/ou camadas de no mínimo 20 cm a 30 cm/dia, o que implica correto dimensionamento do silo, a fim de permitir que uma fatia completa seja retirada diariamente.