Silagem de Milho Safrinha: Um Investimento

Embora o mercado para a pecuária tenha se recuperado nos últimos anos, o maior desafio em toda atividade é, sem dúvida, o equilíbrio entre preço e custo, por isso, é preciso cautela ao planejar. De qualquer maneira, para alavancar o negócio, o produtor precisará aumentar a produção de leite, impulsionado pela produtividade e oferta de comida ao rebanho, especialmente silagem de milho, obtendo aumento de litros/vaca ou litros/hectare.

Atualmente, a produção de leite no Brasil cresceu no extremo sul do país, quase ultrapassando o sudeste, que anos atrás era o maior produtor nacional. Em São Paulo, percebe-se diminuição de 13,8% na produção, comparando 2012 a 1990, já o Rio Grande do Sul, neste mesmo período, cresceu 178,9% e Santa Catarina 317,8%.

Com o custo da terra mais elevado, áreas menores e a competição com a atividade agrícola – principalmente a soja – na região sul, a única forma de ser mais competitivo, é ser mais produtivo. Já no sudeste, o aumento de áreas cultivadas com soja empurra a pecuária para sistemas de produção mais intensivos.

Pensando na “segurança alimentar do rebanho”, o produtor precisa produzir mais forragem na mesma área disponível, para que possa ter maior estabilidade e menores custos na aquisição de alimentos. Com este cenário, o plantio de milho safrinha é uma forma de produzir alimento de qualidade em um período crítico.

Melhores híbridos para produção de silagem tem sido identificado a partir de vários fatores, como precocidade, sanidade foliar e estabilidade agronômica. Por outro lado, tem sido grande o desafio da manutenção de condições adequadas ao cultivo, principalmente relacionados ao controle de doenças e pragas. Diante disso, é possível perceber que a biotecnologia associada ao Manejo Integrado de Pragas são ferramentas indispensáveis para melhorar a qualidade da silagem, já que plantas mais sadia têm apresentado melhor qualidade de fibra.

Nas últimas safras, em função de danos causados pela seca no verão, pôde ser verificado o avanço tecnológico no cultivo do milho safrinha, uma vez que as melhores colheitas de milho foram as provenientes da segunda safra. A atividade agropecuária estará sempre sujeita a oscilação de preços e custos, mas a busca pela eficiência será sempre o caminho mais seguro, protegendo o produtor nas épocas de crise.