Jeito certo de compactar o volumoso

A silagem deve ser preparada com a compactação de uma camada por dia, que servirá como vedação para as camadas inferiores. A espessura mínima dessa camada depende do teor de umidade, do tamanho das partículas da forragem ensilada e da atividade de compactação exercida durante a colocação da forragem no silo.

A fermentação da forragem ensilada deve ocorrer na ausência de ar, para que não haja outros tipos de fermentação que prejudicam a conservação. Quanto mais se compacta a forragem, mais ar é retirado do silo, maior é a quantidade de alimento alojado e melhores são a fermentação, o valor nutritivo e o consumo da silagem final.

O processo de enchimento em rampas é o mais rápido e efetivo para a produção e conservação de silagem de qualidade. Para isso, no primeiro dia de enchimento, a forragem deve ser colocada no silo formando uma rampa com a máxima inclinação possível, para permitir a movimentação de trator para a compactação, colocando-se, em seguida, camadas sucessivas, de forma que o silo seja preenchido ao final de 6 a 7 dias.